A Lomba é uma freguesia com um património muito diversificado, que inclui igrejas, capelas, moinhos, fontes e outros edifícios históricos. Abaixo, apresentamos alguns dos principais pontos de interesse patrimonial da freguesia
Lomba é uma povoação portuguesa sede da Freguesia de Lomba do Município de Gondomar. A Freguesia é antiquíssima e possuidora das mais belas paisagens naturais.
Aqui esteve situada possivelmente a capital do vasto território de Aréjia (ou Anégia). Esta cidade era na altura uma das mais importantes da região. O povo da Lomba era antigamente pescador e lavrador, profissões, hoje, em vias de extinção
Quod corrupti tenetur maiores laudantium quasi sequi harum non. Ad ex ipsum illo quo expedita natus. Atque doloribus quibusdam ut necessitatibus neque?
Officiis recusandae sed vitae dolorem explicabo eveniet distinctio ab, debitis dolorum veritatis mollitia nostrum, quae minus dolor, libero ipsa necessitatibus laboriosam dignissimos.
Diz a História, que antigamente aqui se encontrava uma mesa redonda, com quatro bancos, onde os administradores de quatro concelhos se concentravam para debater assuntos comuns.
Ligando Gondomar, Santa Maria da Feira, Castelo de Paiva e Arouca, neste local encontra-se um marco, inaugurado a 14 de maio de 2004, pelos quatro representantes que decidiram preservar as tradições e memórias.
Situada no lugar de Monte de Meda, esta serra apresenta uma altitude de 145m.
Com uma grande área florestal, esta serra apresenta condições favoráveis a prática de desportos motorizados e radicais (Motocross, BTT, Escalada, Caminhadas).
Na serra do Camouco, existe um miradouro, com uma vista privilegiada sobre a cidade de Gondomar e o Rio Douro.
Construída em meados de 1800 a Igreja Matriz, também designada de Igreja Paroquial de Santo António da Lomba, situa-se no centro da povoação. Constituída por um altar-mor que ostenta uma imagem do Divino Espírito Santo e dois laterais com imagens de José e Nª Sr.ª da Conceição, a igreja matriz é construída em cantaria. A fachada apresenta dois painéis de azulejos.
No seu interior, é possível contemplar a beleza do altar-mor, branco com talha dourada, figurando ainda nas paredes painéis de azulejaria com motivos expressivos. De igual modo, é de destacar a pintura de Santo António pregando aos peixes.
Situa-se no lugar de Pé-de-Moura, datando a sua construção de 1980. Construída sob a forma de um anfiteatro, de traços modernos e amplos, destaca-se pelo seu altar em granito e um majestoso crucifixo.
Edificada em honra de Nossa Senhora do Ó, esta capela alberga a imagem da Santa que simboliza a gravidez da Virgem Maria. Retratada com o ventre aumentado e a mão sobre este.
Santa Padroeira dos viajantes, cuja celebração é festejada no lugar de Labercos, este pequeno santuário foi construído no ano 2000.
Os tapetes florais são uma marca importante destas celebrações, que ocorrem no mês de junho.
Antes da Construção da barragem Crestuma-Lever, este ribeiro banhava terrenos férteis no cultivo de milho. Os trabalhos agrícolas junto a este ribeiro, eram apoiados por 8 moinhos, sendo que 4 funcionavam todo o ano.
O rio da Inha faz a separação da freguesia da Lomba do Concelho de Santa Maria da Feira, antigamente eram ligados por uma ponte de pedra com um arco em granito.
Esta capela privada pertencente a uma das casas senhoriais mais antigas da Freguesia, a Casa de Sante, situa-se no lugar de Pé-de-Moura, junto ao rio.
Construída em devoção à mártir Santa Eufémia, protetora da pele, que com apenas 15 anos de idade foi torturada e entregue aos leões.
Com um altar em madeira negra, esta capela apresenta traços simples, de pequena dimensão, sendo uma referência de visita da nossa freguesia.